Consolidação e Ampliação da Produção de Conhecimentos na REIIPEFE: desafios e possibilidades
02 a 05 de julho de 2025
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Contato: José Ángelo Gariglio angelogariglio@hotmail.com
APRESENTAÇÃO DO EVENTO
Desde o ano 2008, foram realizados 11 seminários: Vitória –Brasil, 2008, La Pampa- Argentina, 2009, Córdoba -Argentina, 2010, Ijuí –Brasil, 2011, Bariloche -Argentina, 2012-, Florianópolis -Brasil, 2013, La Plata -Argentina, 2014 y Montevideo –Uruguay, 2016. Vitoria- Brasil, 2018, Buenos Aires – Argentina, 2022.
Em sua 12ª edição, o Seminário Internacional pretende se constituir em um tempo e espaço de discussão, autoavaliação e proposição de ações para a consolidação e ampliação da produção de conhecimentos pelos diferentes grupos de pesquisa que constituem a REIIPEFE.
Nesse sentido, propomos a seguinte organização do seminário:
Tema: Consolidação e Ampliação da Produção de Conhecimentos na REIIPEFE: desafios e possibilidades
Contribuição para Profissionais Envolvidos no Evento- Consolidar o campo acadêmico da Educação Física Escolar na América do Sul, especialmente no que se refere à formação inicial e continuada de pesquisadores e professores de Educação Física que atuam no espaço escolar; - Propiciar a formação continuada de profissionais egressos e atuantes junto as redes públicas de educação em nível municipal, estadual e federal; - Socializar o conhecimento produzido pelos pesquisadores da área, em especial nesta edição do evento, os das regiões sul e sudeste do Brasil, bem como dos demais países da América do Sul envolvidos (Argentina e Uruguai); - Qualificar o debate acerca das políticas públicas voltadas à Educação Física Escolar, bem como as políticas de educação e inclusão voltadas às crianças, jovens, adultos e velhos e sua consolidação como direito social; - Estimular a formação continuada dos professores de Educação Física, sobretudo daqueles atuantes na Educação Básica nas redes públicas de ensino; - Incrementar o processo da formação de novos pesquisadores por meio das discussões desenvolvidas nas diferentes mesas e debates envolvendo os grupos de pesquisa atuantes na REIIPEFE - possibilitar a intensificação do movimento de internacionalização da formação docente, especificamente da formação acadêmica-profissional inicial (licenciatura) e da pós-graduação (PROEF)
Finalidades do Evento: Nesta versão do evento objetivamos que Seminário Internacional se constitua em um tempo e espaço de discussão, autoavaliação e proposição de ações para a consolidação e ampliação da produção de conhecimentos pelos diferentes grupos de pesquisa que constituem a REIIPEFE, com vistas ao desenvolvimento, expansão e a consolidação da formação em Educação Física no Cone Sul (Argentina, Brasil e Uruguai).
Ao mesmo tempo, objetivamos dar visibilidade institucional a REIIPEF junto à Rede Estadual de Educação de Minas Gerais e às redes Municipais de Educação da Região Metropolitana de Belo Horizonte, por meio da participação de professores/as da Educação Básica, sobretudos aqueles que estão frequentando o Mestrado Profissional em educação Física em rede Nacional (PROEF).
Programação do Evento
1. Conferências
1.1. Conferência de Abertura
REIIPEFE: um olhar retrospectivo com apontamentos futuros
Ementa: A mesa tem como objetivos apresentar uma análise crítica do conjunto de pesquisas desenvolvidas na REIIPEFE desde a criação da Rede. Nesse sentido, espera-se que os docentes convidados possam apresentar um olhar retrospectivo e, ao mesmo tempo, indicar possibilidades de consolidação e ampliação da produção de conhecimento.
Coordenação:
José Ângelo Gariglio (UFMG)
Convidados:
Cecilia Ruegger Otermin (Uruguai)
Ueberson Ribeiro Almeida (Brasil)
Griselda Amuschástegui (Agentina)
1.2. Mesa de Encerramento
REIIPEFE: Desafios e possibilidades para a ampliação de Conhecimentos
Ementa: A mesa tem como objetivos apresentar uma análise crítica do conjunto de pesquisas apresentadas ao logo do 12º Seminário Internacional da REIIPEFE, buscando indicar possibilidades de novos temas de pesquisa que possam colaborar com o processo de consolidação e ampliação da produção de conhecimento.
Coordenação: Admir Soares de Almeida Junior (UFMG), Claudio Marcio Oliveira (UFMG) e José Ângelo Gariglio (UFMG)
O ciclo de apresentação de pesquisas do 12º Seminário da REIIPEFE constitui um espaço privilegiado para o compartilhamento de investigações em curso e experiências consolidadas por grupos de diferentes instituições da América Latina. Ao longo de três dias, os grupos integrantes da Rede apresentarão suas produções, abordando temas que atravessam a formação inicial e continuada de professores, a escolarização das práticas corporais e os desafios contemporâneos da Educação Física. O ciclo visa não apenas divulgar os avanços científicos, mas também fomentar o diálogo crítico, a articulação entre os grupos e a construção coletiva de novos caminhos para a pesquisa na área.
03/07
08:00 – 09:30: UFES
09:30 – 11:00: Instituto Superior de Educación Física “Ciudad de General Pico”
11:00 – 12:00: Universidad Católica de Maule
14:00 – 15:30: Universidad Nacional de La Plata
15:30 – 16:30: Coletivo (Uncomahe)
04/07
08:00 – 09:30: Universidad Provincial de Córdoba - Praxis
09:30 – 11:00: UNIJUÍ
11:00 – 12:00: Coletivo (UFSCAR / UCM / Praxis)
14:00 – 15:30: Universidad Nacional de La Matanza
15:30 – 16:30: Universidad de la República
05/07
09:00 – 10:30: UFMG
Data: 04/07/2025
Horário: 17 às 20:00 horas
As oficinas e minicursos do 12º Seminário da REIIPEFE foram concebidos como espaços de aprofundamento prático e teórico, que ampliam os debates iniciados nas conferências e nas apresentações de pesquisas. Com temáticas diversas, essas atividades buscam articular saberes acadêmicos e experiências pedagógicas, promovendo o intercâmbio entre docentes, pesquisadores/as e estudantes.
Nesta edição, serão oferecidas quatro propostas:
1 - “O ensino da educação física para pessoas com deficiência”, promovida pelo Instituto Superior de Educação Física da Universidad de la República (Uruguai), convida os/as participantes a refletirem criticamente sobre a inclusão e o direito à participação das pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física.
2 - “Rumo à aprendizagem significativa a partir das práticas corporais: ginásticas, expressivas e populares”, coordenada pela Universidad Nacional de La Matanza (Argentina), propõe um trabalho interáreas que integra práticas corporais como danças, expressões e ginásticas alternativas, explorando seus potenciais pedagógicos.
3 - “Jogos como conteúdo da Educação Física e as possibilidades que eles têm para articular práticas interdisciplinares e transdisciplinares nas escolas”, conduzida pelo Grupo Praxis, destaca os jogos como produções culturais e objetos de conhecimento que permitem conexões entre diferentes áreas do saber.
4 - “Educação Física Escolar e Narrativas Autobiográficas em Quadrinhos”, promovida pelo grupo ProEFE/UFMG, propõe uma abordagem inovadora ao articular pesquisa narrativa, linguagem dos quadrinhos e práticas pedagógicas no ensino da Educação Física.
Professores/Pesquisadores; Alunos de graduação; Alunos de pós-graduação.
Vagas: 120
Admir Soares de Almeida Junior
Cláudio Márcio Oliveira
José Angelo Gariglio